BEM-VINDO(A) AO GAROA HISTÓRICA

O Garoa Histórica nasceu em 2014 na forma de um blog, com uma coleção de curiosidades sobre a história de São Paulo, fatos cotidianos, suas ruas, suas personalidades.

Aos poucos, o formato blog não atendia mais às nossas necessidades. Queríamos uma timeline, onde fosse possível ter uma visão geral, ano a ano, como uma forma de acompanhar a evolução da cidade por fatos e por fotos de maneira global. Já em 2015 colocamos no ar a segunda versão do Garoa Histórica, então já transformado em site.

O tempo passou e surgiu o desejo de uma melhor organização do conteúdo e um layout mais agradável, compatível com os navegadores de tablets e smartphones. Assim nasceu a versão atual do Garoa Histórica, em fevereiro de 2017.

O Garoa Histórica tem como objetivo juntar pedaços da história registrada em diferentes fontes de referência e remontá-las de modo a recontar essa história, de forma mais detalhada, sobre fatos cotidianos da vida da cidade de São Paulo desde a sua fundação.

João Ramalho

É impossível determinar quem foi o primeiro europeu fixado na costa paulista. Possivelmente foi João Ramalho. Seu contato com índios foi essencial para o conhecimento de trilhas que levavam ao planalto.
João Ramalho é uma das figuras mais misteriosas dos primeiros anos da história paulistana.
Não se sabe ao certo onde João Ramalho nasceu. Alguns historiadores afirmam que era natural de Barcellos, comarca de Viseu. Outros, no entanto, afirmam que nasceu em Coimbra. Alguns indicam Vouzelas...
LEIA MAIS

Rua do Seminário

...
LEIA MAIS

Últimas Atualizações